Este é um site dedicado ao tema Patrimônio Cultural.
A importância do Patrimônio Cultural e Histórico, para uma determinada sociedade assim como para a totalidade da humanidade, dispensa apresentações.
A palavra inglesa "site" quer dizer, em livre tradução; sítio, local, lugar. Estes termos, em nossa língua, apresentam grande carga significativa, principalmente quando os abordamos dentro de preocupações arquitetônicas, urbanísticas, e culturais.
A localização espacial e histórica do ser humano, seu ethos, seu corpo, é indissociável de sua existência, quer consideremos seu passado, seu presente, e principalmente; seu futuro. Sua memória, tanto considerada em sua função e gênese biológica, quanto em sua função e gênese sócio-cultural, é peça constituinte de sua sobrevivência e de qualquer possibilidade ou forma de progresso.
Uma característica peculiar ao tema do Patrimônio Cultural é sua abertura, sua imbricação inevitável com outras disciplinas e áreas do saber, como a arquitetura, as artes plásticas, a engenharia, a museologia, a arquivística, a arqueologia, urbanismo, paisagismo, o direito, as técnicas administrativas e gerenciais, a política, a pesquisa, a história, ....
Como agir diante desta multiplicidade se impõe como uma questão primeira, a qual pretendemos enfrentar com parcimônia, isenção de partidarismos, espírito arguto, e, sobretudo, no respeito às especificidades de cada uma destas disciplinas.
São princípios fundadores de nossa ação:
_ a não filiação ou comprometimento com a política-partidária,
_ a liberdade de opinião e expressão,
_ a autonomia de pensamento,
_ e o já citado respeito às disciplinas e seus profissionais.
Além disso, é também primordial; a geração e divulgação de informações básicas sobre o Patrimônio Cultural, visando não só aos profissionais que atuam tanto dentro como fora dos diversos órgãos e instituições existentes, quanto qualquer cidadão interessado, para que seja melhor suportada qualquer demanda de proteção do patrimônio.
Focado no Município e Cidade do Rio de Janeiro; PORTALMEMÓRIA reitera seu caráter aberto, até com a possibilidade ambiciosa de desenvolvimento de novos conhecimentos nesta área, certos de que existem avanços a serem conquistados.
Julho de 2020.
Os editores.