NOTA DE REPÚDIO À DESTRUIÇÃO DA SINALIZAÇÃO DO CAMINHO DA MATA ATLÂNTICA NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA.
Através da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio (SMAC), a Prefeitura derrubou, na manhã desta quarta-feira (06/01/2020), nove estruturas que seriam novas casas e pequenos prédios na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Capoeira Grande, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio.
Ler mais: Prefeitura bota abaixo construções ilegais na APA de Guaratiba
Governo Federal fere direito urbanístico para passar a “boiada” nas cidades brasileiras.
A Comissão de Política Urbana (CPU) do CAU/RJ divulgou, na segunda-feira, 21 de dezembro, nota crítica à Resolução CGSIM N° 64, de 11 de dezembro de 2020, editada pelo Governo Federal, através do Ministério da Economia. Para a CPU, a norma apresenta riscos não apenas ao Direito Urbanístico, mas pode gerar impactos sociais e ambientais graves e irremediáveis às cidades brasileiras. A norma trata sobre a classificação de risco no direito urbanístico, para fins de desenvolver atividade econômica de "baixo risco",
Ler mais: CAU/RJ CRITICA RESOLUÇÃO DO MINISTÉRIO DA ECONOMIA SOBRE "RISCOS URBANÍSTICOS"
Processo de destruição do patrimônio protegido pela APAC acelera no Cosme Velho. Bens tombados também estão em sério risco no bairro!
O programa de patrocínio cultural do CAU/RJ, em sua 8° edição, divulgou, em 11 de dezembro, a lista definitiva dos projetos selecionados. Foram quatro projetos que receberão um valor aproximado de R$ 25.000,00 cada.
A proposta que foi a primeira colocada, é Coordenada pela professora Evelyn Furquim Werneck Lima, do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana da UNIRIO, e prevê a realização de um documentário a ser lançado até fins de 2021.
A 5° Palestra técnica on-line do ciclo de palestras sobre conservação de vitrais ocorreu SEXTA-FEIRA dia 18 de DEZEMBRO 2020 (às 10:30 hs.) com a Profa. MARIANA WERTHEIMER , Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural, Técnica em Conservação e Restauração de Vitrais, Diretora da ACOR/RS. O projeto do IRPH em parceria com a Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro faz parte do Programa Patrimônio, Arte e Cooperação (PPAC) do IRPH, voltado para a capacitação de profissionais que atuam na gestão, conservação e restauração do nosso Patrimônio Cultural.
Ler mais: CONSERVAÇÃO DE VITRAIS NO BRASIL: DESAFIOS E POTENCIALIDADES.
“MUSEU NACIONAL Panorama dos Acervos: Passado Presente e Futuro”
Trata-se do novo catálogo de coleções do Museu Nacional, que apresenta, dentre outros, muito do trabalho desenvolvido em parceria com o Natural History Museum e o apoio do British Council ao redor de organização e digitalização de coleções.
A Associação Brasileira de História Oral – ABHO comunica o lançamento do seu mais recente número da Revista História Oral. Trata-se do v. 23, n. 2 (2020), com o tema geral: História Oral, trabalho, trabalhadoras(es).
Em trecho do editorial: “Destaca-se, nesse âmbito, significativas reflexões que repensam a precariedade e a vulnerabilidade dos trabalhadores e trabalhadoras em finais do século XX e do século XXI sob novas condições históricas. Experiências que estão sempre a reatualizar velhas práticas de exploração. Acesse a revista Aqui.
Suas obras na Amazônia são emblemáticas por unirem arquitetura, cultura regional e ecologia.
Reproduzimos nota do CAU: O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lamenta informar o falecimento do arquiteto e urbanista Severiano Mário Porto, vítima da Covid-19, ocorrido às 11 horas de hoje (10/12/20) em Niterói.
Pág. 1 de 2